Voltando ao passado sem sair da capital

Inaugurado em sete de Setembro de 1895 como museu de História Natural e marco representativa da independência da historia do Brasil e paulista. Seu primeiro acervo foi a coleção do coronel Joaquim Sertório.

No cenário da Independência em 1992 foi reforçado o caráter histórico e da instituição formando-se assim novos acervos com destaque para a história de São Paulo. Realizou-se a decoração interna do edifício, com pinturas e esculturas apresentando a historia no saguão, escadaria e salão nobre.

Ao longo do tempo foram feitas varias transferências de acervos para diferentes instituições. A última delas foi em 1989 para o museu de arqueologia e Etnologia da USP entre outras.
Atualmente o museu paulista possui um acervo com mais de 125.000 unidades iconograf e a documentação textual, do século 17 á meados do século 20, significativo para compreensão da sociedade brasileira, especialmente no que se refere a historia paulista.

O museu do Ipiranga tem como característica integrar de forma cientifica, cultural e educacional, na sociedade o que foi e ainda é parte da nossa historia.
Em meio a tanta degradação moral e escassez de conhecimento cultural, a sociedade brasileira encontra-se em tremenda pobreza neste aspecto. Cabe a cada um, reconhecer tal falta de saber á nossa historia e nos dedicarmos mais com respeito ao que foi um dia parte da vida de nossos avós, bisavós e gerações passadas de nossas vidas.

Fazer com que desde pequenos, filhos primos ou sobrinhos visitem museus como o Ipiranga, trás uma sociedade futura mais culta com respeito ao seu passado, e também ajuda hoje a tornar a vida escolar mais agradável destes que tem nas mãos o destino, cultural, social e econômico deste país.


FONTE http://www.mp.usp.br/omuseu.html


Postado por Estevita Dias em 27/10/2009
1 Response
  1. Legal eu ja fuii ai é muito bom para levar as crianças, elas aprendem bastante. sem contar a base de cultura que adquirem. ah e podem visitar tambem os outro museus que sao bons tambem.