Confira o roteiro com as áreas verdes mais aprazíveis para correr nos feriado


A corrida é um dos esportes mais democráticos. Basta ter um tênis e você já pode começar a praticar. Como os parques são os locais mais seguros e os preferidos pelos corredores para realizar seus treinos diários, fizemos um roteiro com alguns dos mais agradáveis para correr em São Paulo nesse feriado
Se você não é da cidade, mas pretende viajar para disputar alguma prova ou é iniciante e ainda não tem idéia de onde praticar, confira o guia e escolha o melhor para seu tipo de treino.

Horto Florestal

Para quem quer correr ou caminhar, há uma pista de cooper ao redor do lago de dois quilômetros. Outra local muito utilizado pelos praticantes é a rua, que cruza o parque em linha reta e tem um quilômetro. As bicas de água potável também fazem sucesso entre os praticantes de esporte. Como opções de recreação e passeios, o parque possui palco para eventos, área de piquenique e playground.
O Palácio de Verão do Governo do Estado é mais uma atração do Horto, além de flora e fauna abundantes. Freqüentemente, é possível observar animais como macaco-prego, tucano, garça, tico-tico e capivara.

Onde fica: Rua do Horto, 931, Tremembé
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 18h
Contato: (11) 6231-8555
Na web: www.hortoflorestal.com.br

Parque da Cantareira

O Parque da Cantareira é uma boa pedida para treinos de provas com subidas e descidas, pois tem altimetria bem variada. Os três percursos possíveis são a Trilha das Figueiras, de 1.200 metros, a da Bica, com a mesma distância, e a da Pedra Grande, de 9.500 metros. Na última, é possível apreciar uma bela vista da cidade e, em dias de céu limpo, até observar a Serra do Mar.

Onde fica: Rua do Horto, 1.799 - Tremembé
Horário de funcionamento: sábados, domingo e feriados, das 8h às 18h
Contato: (11) 6203-0115
Entrada: R$ 2. Crianças até dez anos e adultos com mais de 60 não pagam. Estudantes não pagam meia-entrada

Parque da Aclimação

Além de um espaço de um quilômetro para corrida e caminhada, conta ainda com um lago, churrasqueiras, quiosques, áreas de descansos, aparelhos de ginástica, playground, campos de malha, bocha e futebol e um espaço para shows gratuitos. Não é permitida a entrada com bicicletas, skates, patins e animais sem coleira.

Onde fica: Rua Muniz de Souza, 1.119, Aclimação
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 20h
Contato: (11) 3208-4042

Parque da Luz

O parque abriga bem-te-vis, carpas, tilápias e sagüis entre as 40 espécies habitantes do local, e uma flora composta de palmeiras reais, figueiras e eucaliptos vermelhos. Além das belezas naturais, tem esculturas de diversos artistas e jardins em estilo britânico. O espaço para a prática de corrida e caminhada é de 1.113 metros.

Onde fica: Praça da Luz, s/n°, Bom Retiro
Horário de funcionamento: terça a domingo das 9h às 18h
Contato: (11) 3227-3545

Parque do Carmo

O Parque do Carmo possui seis lagos com pequenas ilhas distribuídos em uma extensa área verde. Entre as opções de diversão estão o playground, as churrasqueiras, os espaços para piqueniques, as quadras de futebol, a ciclovia, a biblioteca e o museu, que oferece visitas monitoradas para grupos. Há ainda um anfiteatro com espaço para 55 mil pessoas ao ar livre.
A flora é composta por cerejeiras e outras árvores frutíferas, e a fauna típica tem bichos-preguiça, macacos, veados e gambás. O parque é ideal para a realização de treinos longos, pois a pista de cooper possui 8 km. Esse é o segundo maior parque da região metropolitana de São Paulo com 1,5 milhão de metros quadrados, perdendo apenas para o Ibirapuera.

Onde fica: Av. Afonso Sampaio e Souza, 951, Itaquera
Horário de funcionamento: diariamente, das 5h30 às 18h
Contato: (11) 6748-0010

Parque do Ibirapuera

Além de ser o maior parque da região metropolitana, com 1,6 milhão de metros quadrados, e um dos cartões-postais mais famosos da cidade, o Parque o Ibirapuera é procurado por boa parte dos paulistanos que escolhe para passar finais de semana em família e praticar esportes.
Mais de cem espécies de animais foram catalogadas no parque, e a flora local apresenta vegetação nativa, como chichá, carvalho brasileiro e ipê-rosa. É possível ainda fazer visitar o Museu de Arte Moderna, o Museu Afro-Brasil, a Bienal e o Planetário.

Onde fica: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Ibirapuera
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 22h
Contato: (11) 5574-5177/ 5574-5054/ 5574-5505/ 5573-4180^

Parque da Independência

Para quem prefere começar a treinar bem cedo, a pista de cooper com 1.200 metros atende bem às expectativas, pois o parque fica aberto a partir das 5h. Abriga ainda algumas provas durante o ano, como a Corrida da Independência, que acontece em setembro.

Onde fica: Av. Nazareth, s/nº, Ipiranga
Horário de funcionamento: diariamente, das 5h às 20h
Contato: (11) 2273-7250

Parque da Aclimção

Dos 732.000 metros quadrados de área total do parque 300 mil são distribuídos entre área arborizada, gramados e jardins. Um ambiente agradável para praticar esportes e passear com a família. A pista de cooper tem 3 km e é toda sinalizada, e há ainda outros 1.650 metros de ciclovia.
O parque, que costumava ser evitado por ser considerado perigoso, passou por reformas e recebeu policiamento e melhoras na infra-estrutura. Atualmente, possui playground, campo de futebol, quadras de vôlei de areia, quadras poliesportivas, tabelas de 'street basketball', 16 aparelhos de ginástica, além de um anfiteatro aberto com 450 lugares, quiosques, lanchonete e estacionamento para 750 carros.

Onde fica: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 1.655, Alto de Pinheiros
Horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 18h
Contato: (011) 3023-0316

Escolha o mais próximo de sua casa, aproveitem e divertão - se com saúde.

Fonte: http://revistao2.uol.com.br

Postado por Égila Ferreira dos Santos em 29/10/2009
4 Responses
  1. Anônimo Says:

    Eu posso dizer do Parque do Carmo tem muito verde la ebom demais pra reunir a familia as pessoas que vc gosta. A caminhada la é muito praticada é so o sol nascer que ja tem gente la se exercitando.

    legal vcs terem colocado mais opçoes de parques, mas e os que sao pagos acho que tambem é uma boa opçao por ser basntante frequentado tambem.

    vcs estao de parabens!!!!


  2. Adriana Says:

    Eu sou prova viva de como curtir o feriado no parques de sao paulo é td de bom, o sol convidando pra sair de casa e reunir a galera e se divertir. Os patinhos passando no lago é td de bom estamos em pleno verde no meio da cidade.


  3. Rogério Says:

    Eu aprovo esses parques porem é claro que sempre tem o que melhorar, mas mesmo assim temos que aproveitar o máximo dessa cidade.


  4. Todos os parques recomendados são excelentes, mas eu quero acrescentar mais dois à lista: o parque villa lobos e o instituto butantã, ambos na zona oeste. São muito aprazíveis, bons para piqueniques e passeios de bicicleta.