MUSEU DO FUTEBOL


Conheça o Museu do Futebol, moderno, surpreendente e emocionante.

O Museu do Futebol é um museu da história do Brasil. Uma história que tornou o futebol uma das mais reconhecidas manifestações culturais do país. O povo brasileiro se apropriou do futebol, apaixonadamente. No Museu, vamos entender como o futebol, um esporte inglês, branco e de elite aos poucos ganhou novos traços: tornou-se brasileiro, popular, mestiço e parte importante da nossa cultura.

Visitar o Museu do Futebol é percorrer a história brasileira no século XX e perceber como nossos usos, costumes e comportamentos são inseparáveis da trajetória desse esporte. O futebol ajudou a formar a identidade brasileira, assim como a cultura brasileira ajudou a transformar o futebol. Os craques que o Brasil foi capaz de criar representam tanto a nossa cultura quanto os ícones das artes plásticas, da literatura, do teatro, da música.

Viemos para consagrar, definitivamente, o futebol como cultura viva, inventiva e emocionante. O futebol é nosso patrimônio e precisa ser preservado, cultivado e exaltado, em suas complexidades e virtudes.

O Museu do Futebol também foi capacitado para atender pessoas com deficiências sensoriais, físicas e mentais. Além disso, conta com elevadores para acesso a todos as salas expositivas, intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), áudio guia e piso tátil para cegos e pessoas com visão reduzida como também recursos de apoio multissensoriais como maquetes, reproduções e jogos em relevo especialmente desenvolvidos para os públicos com necessidades especiais.


Horário: 3ª feira a Domingo, com entrada das 10h às 17h e permanência no museu até as 18h.
Funcionamento sujeito a alterações em dias de jogos vespertinos no Estádio do Pacaembu. Consulte sempre nossa agenda antes de programar a visita.

Museu do Futebol - Praça Charles Miller, S/N - Estádio do Pacaembu - São Paulo - SP - Brasil (11) 3664-3848



Postado por Adriana Regina e Adriana Indiana em 16/11/2009
9 Responses
  1. Eu amo futebol e de coração, é um dos meus lazeres prediletos por isso destaco a importancia de ter um museu em São Paulo que mostre a historia do futebol e a paixao que temos por ele.


  2. Anônimo Says:

    è muito bom visitar um lugar como o museu do futebol ainda mais quando se fala de uma coisa que todo brasileiro é apaixonado o futebol. nem todo mundo sabe que tem esse museu e ele ja fez um ano.


  3. Esse museu do futebol é realmente muito interessante, tem várias coisas sobre o futebol que todo fanático por esse esporte gostaria de ver. Eu fui e recomendo.
    Não importa por qual time voce torce, o importante é gostar de futebol.


  4. Anônimo Says:

    Eu como um torcedor fiel frequento sempre os estádios de futebol, porem nunca fui a esse museu, valeu a dica.


  5. Quando se fala em futebol voce fala no que todo pessoa que foi criado no Brasil ama como o colega que disse que nao importa qual o time torce apenas é preciso gostar de futebol. Na minha opiniao o museu veio para preservar aquilo que amamos tanto que é esse esporte favorito ate por aquem acaba de nascer, eu ja fui no museu e recomendo pra quem ama o esporte que ja nasceu no sangue de todo torcedor. Deixo meu convite tambem va no museu nao vai se arrepender.


  6. Gente parabéns pelo post, hoje em dia nós apaixoando (a) (s) por futebol não podemos deixar em ter no currículo a visita ao Museu do Futebol, alias diversos clubes na cidade tem um museu (claro que não é igual a esse), mas são visitas interessantissimas e enriquecedoras.
    Muito bem, vale a pena conferir.
    Eu aprovo

    gde abraço


  7. O museu do futebol é muito bom, uma excelente opção para passeio no centro da cidade. Melhor ainda se for em uma quinta-feira, quando a entrada é gratuita.


  8. Lilian Says:

    Taí um lugar que não é só para fanáticos no futebol.
    Este esporte já faz parte da história dos brasileiros, e ter uma lugar assim onde tudo esta declarado é excelente.
    Com certeza futebol é cultura.


  9. Voces que moram aqui na cidade tem de tudo estou super feliz de estar aqui e conhecer um pouco mais de cidade que todo mundo diz que é tudo de bom.

    Eu fui no museu do futebol e gostei muito.