Museu da Língua Portuguesa


Inaugurado oficialmente no dia 20 de março, o Museu da Língua Portuguesa abriu suas portas ao público no dia 21 de março de 2006. Em seus três primeiro anos de funcionamento mais de 1.600.000 pessoas já visitaram o espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul.
O Museu da Língua Portuguesa, dedicado à valorização e difusão do nosso idioma (patrimônio imaterial), apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.

Os principais objetivos do Museu da Língua Portuguesa são:

-mostrar a língua como elemento fundamental e fundador da nossa cultura;
- celebrar e valorizar a Língua Portuguesa, apresentada suas origens, história e influências sofridas;
- aproximar o cidadão usuário de seu idioma, mostrando que ele é o verdadeiro “proprietário” e agente modificador da Língua Portuguesa;
- valorizar a diversidade da Cultura Brasileira;
- favorecer o intercâmbio entre os diversos países de Língua Portuguesa;
- promover cursos, palestras e seminários sobre a Língua Portuguesa e temas pertinentes;
- realizar exposições temporárias sobre temas relacionadas à Língua Portuguesa e suas diversas áreas de influência.

Atividades Oferecidas

Além dos espaços expositivos permanentes e temporários, o Museu da Língua Portuguesa desenvolve uma série de ações paralelas importantes para a aproximação da instituição com o seu público:

- apresentações gratuitas
- cursos
- palestras e seminários

Serviços

- educativo
- visitas diferenciadas
- horário diferenciado de visitação
- ações com rede púvlica de ensino
- livraria
- guarda volumes
- banheiros

Olhem só que interessante!!!

Projeto “Dengo: um museu para todos” acaba de ser implantado pelo Museu da Língua Portuguesa

O projeto Dengo é uma ação Educativa do Museu da Língua Portuguesa e tem como objetivo principal ampliar o acesso ao acervo do museu, superando barreiras físicas.
A ideia é levar o museu para aquelas pessoas que, por alguma razão, estão impedidas de visitá-lo. Trata-se, na realidade, de mais uma ação educativa, cultural e social da instituição que, desde sua inauguração, procura facilitar o acesso a seus ricos conteúdos a um número cada vez maior de cidadãos. Este projeto inovador, também pretende ampliar a discussão em torno da possibilidade de ação social dos museus. É um primeiro passo que a ideia de um museu itinerante, por permitir que crianças e adolescentes em tratamento de câncer interajam, experimentem e brinquem com o conteúdo do museu. Mais uma vez, o museu, uma unidade da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo administrada pela Organização Social de Cultura Poiesis, inova em suas ações e procura se aproximar mais e mais de seu público.


Postado por: Égila Ferreira dos Santos em 15/10/2009
3 Responses
  1. Anônimo Says:

    Eu fui a este museu e simplesmente adorei!
    Achei muito interessante a idéia do antigo com a modernidade.
    Todos os brasileiros deveriam conhecer esse lugar, pois lá mostra a origem das nossas raízes.

    Tamar Cristina


  2. Gildo Says:

    Eu tb já fui, deveria ser obrigatório a participação de todas as crianças que estudassem em escolas públicas irem. é muito interessante.


  3. Com certeza, o museu é lugar de cultura e inovação de conhecimento. Visitar o museu da lingua portuguesa é uma ótima experiencia, além de conhecer algo totalmente novo no conceito de museu e cultura, também nos dá a oportunidade saber um pouco mais, a respeito da nosa lingua e de outros paises que também a comportam.