O lazer e os portadores de deficiência em SP

São Paulo, a grande metrópole, a cidade que nunca dorme. O lazer é uma das grandes opções para os moradores dessa cidade, pois aqui se encontra de tudo,desde o mais simples bar até o mais sofisticado, shoppings para todos os bolsos, inúmeros parques, infinitas opções para se divertir, porém existe uma ressalva:
Será que os portadores de deficiência conseguem também terem acesso ao lazer?
Sexta-feira é dia de happy hour e depois do trabalho, muito gente vai tomar um chopp, se divertir com os amigos. Porém para alguns, o programa pode se tornar um transtorno.....
O problema é que alguns estabelecimentos comerciais não possuem adaptações para esse público especial, pois o deficiente pode trabalhar,mas não podem se divertir, essas pessoas quase não têm oportunidades de vivenciar o lazer fora de suas casas. Os proprietários alegam que imóveis antigos e alugados não podem alterar sua estrutura, outros afirmam não estar adaptados porque os deficientes quase não freqüentam esses locais.
Será que é verdade?
Acredito que se esses locais tivessem condições de recebê-los, com certeza esse público poderia desfrutar melhor desse tipo de lazer.

Aí pessoal, segue alguns lugares em São Paulo que tem acesso para deficientes físicos:

Le Caipirinha – Bar

Rua Ribeirão Claro,134
Vila Olímpia – São Paulo
Tel. (011) 3044-6638

Bar Brahma

Avenida São João, 677
Centro - São Paulo
Tel.(011) 3333-0855

D –EDGE Danceteria
Rua Olga , 170
Barra Funda – São Paulo
Tel.(011) 3667-8334

E para aquelas pessoas que preferem lugares mais calmos e querem estar bem perto da natureza, segue uma ótima opção de lazer.

Parque do Trote

O Parque do Trote, é o primeiro parque da cidade de São Paulo, totalmente adaptado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.


É um espaço de 200 mil metros quadrados, totalmente acessível para deficientes físicos: possui corrimãos na pista de Cooper, piso intertravado (para circulação de cadeiras de rodas) e tátil de alerta (mapa para pessoas com deficiência visual).


O local também conta com uma trilha dos sentidos, um jardim com plantas aromáticas e flores de diversas texturas que possibilitam aos portadores de problemas visuais terem contato com a natureza.

A idéia é proporcionar um espaço de lazer para todos, estimulando a prática esportiva, atividade física e recreação como um meio para a inclusão e melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência.

Onde fica:

Avenida Nadir Dias de Figueiredo,329 Vila Guilherme – Zona Norte SP Tel. (011) 2905-0165

Postado por Adriana Regina Fernandes em 13/10/09
6 Responses
  1. Anderson Says:

    Acho que deveria ter espaço para deficiente físico em todo lugar, não somente em lugares específicos.


  2. Analice Says:

    Todo cidadão independente de suas características físicas ou padrão acsitivo, tem direito a educação, saúde e também lazer sem diferênças.


  3. Juliana Says:

    Os estabelecimentos estão excluindo os cidadãos portadores de deficiência física quando não possuem facilitam o seu acesso, e também perdem clientela pois sem condições eles deixam de frequentar mesmo.


  4. Anônimo Says:

    É incrivél mais as pessoas, por mais que se esforcem podem até tentar conviver com tal situação, mais a verdade é que ñ aceitam determinadas situações. Sentir pena tb conta, pois isso faz com que a pessoa se sinta inferior. Precisa-se melhorar muito para que portadores de deficiência possam tb usufruir de uma vida mais plena.


  5. Anônimo Says:

    Favor divulgue mais sobre esse assunto, pois é muito importante para nós que somos portadores de deficiencia.


  6. Anônimo Says:

    Além de muitos lugares não possuirem acesso para deficientes físicos, grande parte dos que possuem, não oferecem banheiros adaptados. Muitos acreditam que acessibilidade significa colocar apenas uma rampa de acesso ao estabelimento e pronto, e esquecem que os deficientes também precisam encontrar o mínimo de condições nas instalações, para que não se sintam desvalorizados.