Parque da Cantareira


UMA DAS MAIORES FLORESTAS URBANAS DO MUNDO

São Paulo surpreende por ter uma das maiores florestas urbanas do mundo. A serra da Cantareira proporciona aos amantes da natureza ter contato com um dos ecossistemas mais fascinantes do planeta: a mata atlântica.

O parque possui núcleos de visitação para quem quiser descobrir o lado verde da capital paulista. Todos os lugares têm trilhas bonitas, agradáveis e bem sinalizadas, que presenteiam a comunidade com um contato direto à natureza e levam a uma conscientização ambiental em pró da preservação do local e do planeta

Se você gosta de aventura, segue abaixo um roteiro das trilhas mais iradas da serra da Cantareira.

Núcleo Pedra Grande: Um lugar que proporciona uma vista maravilhosa da cidade de São Paulo, sendo que a trilha é asfaltada do começo ao fim.

Núcleo Engordador: Possui duas trilhas para caminhada e uma para mountain bike, com 1400m de percurso variando de leve a íngreme.

Núcleo Águas Claras: Toda ladeada de pinheiros-do-paraná, única espécie nativa do brasil. Leva o visitante a uma pequena bica e a pequenas corredeiras e quedas d´águas, além do Recanto das Águas, onde o visitante poderá sentar-se sob a sombra das árvores e perceber o barulho incessante da floresta.

Como parque estadual, a Cantareira está voltada para o ecoturismo: são caminhos e trilhas no meio da mata, sendo que algumas delas passam por rios, cachoeiras e quedas d´água, atrativos para os dias de muito calor.

Aqui os visitantes podem relaxar, e nos arredores do parque pode-se praticar caminhadas, cavalgadas, escaladas em rocha, tirolesa, rapel, etc.
Durante a semana e aos sábados o parque oferece o serviço Circuito Integrado de Educação Ambiental, onde uma Van leva os visitantes para conhecer o parque. Esse serviço é voltado primordialmente para quem tem alguma limitação física que impeça de enfrentar as trilhas, mas que também pode ser usado por outras pessoas quando há vagas, sendo necessário agendamento.

Mas não se surpreenda se por acaso encontrar com alguns animais, pois eles podem ser vistos a qualquer momento, sendo eles, tucanos, macacos, esquilos, diversos pássaros, entre outros.

E a noite, uma opção para relaxar e curtir com os amigos na serra da Cantareira, são os barzinhos e restaurantes, vale a pena conhecer, você irá desfrutar de ótimos momentos de lazer.

Postado por Adriana Regina em 12/11/2009
7 Responses
  1. Eu não sabia que na serra da Cantareira existia lugares tão incriveis, que bom que ainda a cidade de São Paulo
    preserva alguns lugares como esse parque, que nos proporciona um contato com a natureza, aventura e diversão.


  2. Carla Says:

    Parabenss...ta show de bola...gostei mesmo...beijosss


  3. Pedro Says:

    Que lugar maravilhoso eu nunca mais fuid epois de grande la na serra da cantareiras pelo o que vcs estao me dizendo é td de bom....vou conferir de perto.


  4. Beth Godoy Says:

    Eu conheço a trilha da Pedra Grande, nos dias claros, a vista da cidade de São Paulo é fantástica e ainda tem a trilha das carpas. A trilha do engordador tem mais cara de aventura. Tem uma trilha que dá numa cachoeira bem legal, não é muito grande, mas dá para se divertir legal
    As duas trilhas são monitoradas pelos responsáveis do parque e não perigo de se perder.... só se vc sair da trilha...
    Vale a pena visitar.


  5. Marlene Says:

    Esse lugar realmente é super bacana de conhecer, as pessoas que não tiveram a oportunidade de ir,devem fazer esse passeio pois o contato com a natureza é incrivel e levem seus filhos, sobrinhos, pois eles irão adorar ver alguns bichinhos de perto.


  6. Eu já fui e recomendo a todos mas precisa ter muita disposição e folego em galera.


  7. Eu tambem ja fui visitem ficar perto da natureza é tudo de bom